Conheça o caso de sucesso do Colégio Militar do Paraná que hoje utiliza a nossa solução de correção de provas Remark Office OMR
– Como surgiu o projeto e quais eram os problemas?
O Colégio da Polícia Militar do Paraná é instituição pública pertencente à Polícia Militar Estadual e, por oferecer uma proposta pedagógica diferenciada, a procura por frequentar a escola é grande.
Observando a demanda, já na década de 70, instituiu-se o processo classificatório para estabelecimento da lista de acesso às matrículas no Colégio.
A modalidade de classificação é a prova escrita contemplando conteúdos contidos na matriz curricular da rede pública estadual e municipal, da séries de acesso aos anos iniciais do ensino médio e fundamental, respectivamente.
A fim de realizar a correção da prova objetiva tornou-se indispensável a utilização de processos automatizados que garantissem o rendimento e a segurança necessários à entrega de um resultado rápido e preciso.
Com a simplificação dos sistemas de correção de cartões-resposta hoje disponíveis, e em face dos altos preços para aquisição e manutenção de máquinas de leitura, considerando inclusive ser um sistema em vias de substituição, buscou-se soluções que empregassem meios já disponíveis ou de fácil obtenção, como um escaner com alimentação automática e um computador, vindo ao encontro do projeto as soluções que envolvem os softwares de OMR.
– Como foi o processo de escolha da solução?
A escolha do sistema Remark Office deu-se considerando dois fatores principais, o atendimento satisfatório das necessidades do projeto e o custo altamente competitivo oferecido pela representante no Brasil.
Some-se como vantagens adicionais a inexistência de limitações quanto à seu uso, sem franquia anual e também a completude do pacote, cujos relatórios e funcionalidades estão todos presentes na versão única, sem a necessidade de instalação ou aquisição de módulos.
– Quais foram os benefícios e quais melhorias foram implementadas com a nova solução?
Com formulários bem desenhados, obedecendo dimensões e cor de fundo das marcas, o programa ajustado para a qualidade da imagem digitalizada utilizando a definição recomendada pelo desenvolvedor pode-se dizer que não há erros de leitura pois, havendo o sistema identificado a marca certamente corresponderá à marcação correta.
Erros se devem à falha do operador, seja na digitalização seja na confecção do modelo.
Os relatórios customizáveis também garantem uma excelente perspectiva dos aspectos estatísticos do teste, destacando-se a nova versão, que traz relatório envolvendo a TRI empregada no ENEM.
– Fale um pouco do seu histórico profissional.
George Luiz Dal Apria, Capitão da Polícia Militar, Bacharel em Direito, com especialização em Gestão Educacional e políticas inclusivas e, em Administração Pública, Subcomandante do Colégio da Polícia Militar, desempenhando funções de Chefe da Divisão de Ensino da Instituição e Comandante do Corpo de Alunos.
Atualmente preside a Comissão Organizadora do Processo Classificatório do Colégio da Polícia Militar em Curitiba, contando com quase uma década de atividades no Colégio da Polícia Militar.
– Fale um pouco do Colégio.
Colégio sexagenário (sessenta anos), instituído pela Polícia Militar para alfabetizar e capacitar os Policiais de fins da década de 50 até meados da década de 70, acumulando a função social de atender aos dependentes dos militares estaduais em tempos de dificuldades econômicas e sistema educacional público restritivo dos anos 70 e 80, vindo a atender dependentes da comunidade em geral nesta mesma época.
O CPM contava com corpo docente próprio até meados da década de 90, quando a reestruturação das carreiras do magistério estadual impeliu a migração dos professores para o sistema geral da Secretaria de Educação, mantendo-se, desde então relações de sessão funcional de professores e funcionários por aquela Secretaria de Estado à Polícia Militar, que se encarrega da administração e gestão da Unidade Policial Militar que é o Colégio da Polícia Militar, integrante do sistema de ensino militar da corporação.
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